Estudantes da rede estadual de ensino que desejam participar da 5ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas, têm até o dia 29 de setembro para realizarem as inscrições. O concurso de desenhos, promovido anualmente pelo governo do Estado, é destinado para alunos do 1º ao 5º ano da rede estadual de ensino e tem como objetivo, promover a integridade, o respeito e a cidadania.
Leia mais: Parque das Profissões: Udesc realiza atividades para escolas a partir desta segunda (18)
De acordo com a Secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders, ações como estas são de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. “Por meio de atividades lúdicas, incentivamos o pensamento crítico em relação à integridade”, explica.
Com o tema “Como posso promover a cultura do respeito em minha cidade?”, o concurso visa despertar a reflexão sobre os valores da integridade e da ética por meio de desenhos, de forma que os alunos sejam agentes de mudança. Com a extensão no prazo, a ideia é ampliar a participação das escolas, que devem enviar os desenhos vencedores e preencher os formulários de acordo com o edital do concurso.
O julgamento final será feito por uma Comissão escolhida pela CGE e pela Secretaria da Educação, parceira do Prêmio. Ao todo serão premiados 15 alunos – três de cada ano escolar. Os vencedores receberão um tablet e uma miniatura da boneca Catarina, mascote do concurso, além do tradicional troféu. A cerimônia de entrega está programada para novembro, na Casa d’ Agronômica.
Confira todas as informações do concurso no edital do Prêmio.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso cultural promovido pela CGE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O público-alvo são crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. O objetivo é despertar a reflexão sobre os valores da integridade e da ética por meio de desenhos, de forma que os alunos sejam agentes de mudança, inspirando o seu entorno.
No primeiro ano, o projeto-piloto contemplou 5 escolas da região da Grande Florianópolis. Na 4ª edição, em 2022, foram 269 escolas e 30.299 alunos espalhados em 105 cidades catarinenses. A meta é ultrapassar a marca de 60 mil alunos na edição deste ano.