Durante o ano letivo é normal ouvir dos professores que ler livros é muito importante para o desenvolvimento. Mas, por conta de provas e trabalhos, fica até difícil ter tempo para ler, porém, a chega das férias escolares é a hora perfeita para tirar alguns dias e botar a leitura em dia, seja de livros de ficção ou clássicos da literatura.
Leia mais: 5 hobbies para desenvolver nas férias escolares
Pensando assim, o Educa SC separou uma lista com quatro livros, desde histórias de aventura até os clássicos brasileiros, para você procurar online ou na biblioteca da sua escola. O importante é ler, fazendo da leitura um hábito, algo que faça parte da sua rotina durante todos os meses do ano. Veja as indicações:
Livros para as férias
1. Harry Potter
Como falar de livros e não comentar sobre o clássico dos clássicos, Harry Potter? A obra foi escrita pela autora britânica J. K. Rowling. Com sete livros ao todo, a série de romance e fantasia é uma leitura que todos devem fazer pelo menos uma vez na vida.
A série conta a história de um menino, Harry Potter, que aos 11 anos de idade descobre, ao receber um convite para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que não é igual aos outros: ele é um bruxo. Potter vai morar na escola e começa a viver inúmeras aventuras.
2. Memórias Póstumas de Brás Cubas
Como falar de clássicos sem mencionar “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, não é mesmo? O livro, escrito por Machado de Assis em 1881, é considerado uma obra-prima da literatura brasileira.
A história, considerada revolucionária para época, é sobre a vida e morte de Brás Cubas, contada por ele mesmo. Em vários capítulos, Brás Cubas mostra diferentes fases de sua vida, sem uma ordem certa de leitura, desde o momento em que se conheceu por gente até o que antecedeu a morte.
3. O Pescador de Histórias
Que tal tirar um momento das suas férias para aprender sobre uma cultura diferente? É isso que você pode fazer ao ler “O Pescador de Histórias”, de Heloísa Pires Lima. Uma leitura que pode ser feita por quem ainda está no Ensino Fundamental, mas também por aqueles que já estão no Ensino Médio.
Em “O Pescador de Histórias”, a história se passa nas águas doces da África, onde um pescador que navega por lá, vai recolhendo contos, descobrindo culturas e encontrando personagens que trazem histórias atrás de histórias. Com o livro, o leitor acaba conhecendo um pouco mais sobre a cultura de algumas regiões do Continente, além de conferir o passado que existiu ali.
4. A menina que roubava livros
Pra quem gosta de história, “A menina que roubava livros”, do australiano Markus Zusak, é uma leitura essencial! Cheia de aprendizado e fatos, a história mostra a realidade que as pessoas passavam durante a Segunda Guerra Mundial, onde algumas viviam escondidas.
O enredo é sobre Liesel Meminger, uma jovem menina que sobrevive fora de Munique através dos livros que rouba. Morando com sua família adotiva, ela aprende a ler com ajuda do pai e começa a partilhar seus livros com os amigos. Para ela, que vive no meio de uma guerra, a leitura a faz esquecer um pouco da realidade lá fora.