A Secretaria de Estado da Educação (SED) e a União dos dirigentes municipais de educação (Undime/SC) vão realizar, na próxima terça-feira (4), live com pais e responsáveis dos estudantes catarinenses para debater a importância da participação da família na escola. Com o tema “Família e escola: pontes para a educação de qualidade”, a live acontecerá a partir das 19 horas, com transmissão no canal do Youtube da SED. Clique aqui para acessar.
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Para o Secretário da Educação, Aristides Cimadon, que estará presente na live, “aproximar as famílias do dia a dia das escolas é uma das premissas do Governador Jorginho Mello. A família e a educação andam juntas”, explica. Outra contribuição será a da Secretária adjunta da educação, Patrícia Lueders, que destaca a relevância da união entre estado e município para a qualidade de ensino. “Queremos fazer um diálogo com os pais e responsáveis, para conscientizar sobre a importância da participação da família na escola”, conclui.
O presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti, por sua vez, salienta que a presença familiar deve ser constante para uma educação mais efetiva. “Nós que estamos na linha de frente, precisamos ser a ponte que atua de forma estratégica na garantia do aprendizado das crianças e adolescentes, mas a escola também precisa da presença ativa dos pais nesse compromisso com a educação. Só assim conquistamos uma educação integral verdadeiramente de qualidade”, finaliza.
Além dos representantes educacionais, poderão participar os pais e responsáveis de alunos das escolas estaduais e das escolas dos 295 municípios catarinenses.
Sistema de colaboração entre municípios e Estado gera resultados positivos
O trabalho conjunto entre município e estado já rendeu bons frutos para Santa Catarina. Aqui no Estado, o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CTBC) foi desenvolvido em regime de colaboração com os municípios, o que proporcionou a Santa Catarina o título de único estado do país a alcançar o nível de alfabetização ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. O currículo estabelece que, ao final do primeiro ano, o aluno deverá compreender o sistema de escrita alfabética, ler textos com autonomia e escrever palavras, frases e textos com ajuda do professor. Ao terminar o segundo ano, os estudantes deverão ampliar os conhecimentos de escrita, leitura e produção de textos.