O desafio de aprender inglês começa desde cedo e, para muitos, fazer cursos fora da escola não é viável. Por conta disso fica mais fácil aprender com seriados e, hoje em dia, existem diversos programas que podem fazer o estudante aprender inglês sem sair de casa.
São séries que, muitas vezes, trazem o cotidiano dos personagens, ou seja, um inglês mais básico, sem palavras difíceis, diálogos curtos e mais facilidade na compreensão das frases.
Vamos conhecer hoje, então, cinco séries que podem ajudar (e muito) quem quer aprender inglês de maneira mais fácil, prática e divertida.
1. Friends (Amigos)
Difícil não conhecer Ross, Rachel, Chandler, Monica, Phoebe e Joey. Eles são os atores principais da comédia Friends, situada em Nova York, e que conta a história de seis amigos, na época dos seus 30 anos. Tudo o que eles vivem, o que passam, amores, brigas e risadas. São dez temporadas cheias de experiências que te fazem ficar preso a tela da televisão.
Para quem quer aprender inglês, mesmo que o básico, essa série é perfeita! Como tem base em histórias normais, vivenciadas pelos personagens, o inglês é de fácil entendimento e o vocabulário comum do dia a dia. É necessário, claro, prestar bem atenção, pois utilizando a linguagem diária, muitas gírias da época acabam aparecendo, mas que após um tempo viram até algo comum no aprendizado.
2. How I Met Your Mother (Como eu conheci sua mãe)
Ted, Marshall, Lily, Robin e Barney. Os cinco protagonistas de uma das séries de comédia mais aclamadas dos últimos tempos. A série mostra a vida normal dos personagens, mas com um foco mais preciso: a amizade entre eles e as relações amorosas. A série, que teve nove temporadas, traz assuntos como casamento, namoro, melhores amigos, confiança, em si mesmo e nos outros. Um programa que te faz pensar bem em quem está ao seu redor.
Igual Friends, a série não foge muito do padrão do inglês. Tem gírias, palavras que os personagens mesmo inventam (mas explicam o que é) e sendo mais dos tempos atuais, ela já usa termos muito presentes no dia a dia do estadunidense.
3. Modern Family (Família Moderna)
Modern Family, com 11 temporadas, traz toda essa loucura de uma família para você através do dia a dia dos Pritchett. Desde ver o que anda passando com Jay, Glória e Manny, até descobrir o que Phil e Luke estão aprontando, a série fala com o telespectador sobre assuntos sérios, mas também o faz rir em inúmeros momentos. Uma grande comédia da televisão mundial.
De situações hilárias para o aprendizado do inglês, Modern Family usa e abusa da linguagem corrente e te faz aprender desde gírias até palavras um pouco mais complexas, mas que são usadas no dia a dia. Além disso, a série conta com Glória, que é colombiana, e às vezes acaba tendo problemas na pronuncia do idioma, o que ajuda quem está vendo a corrigir os seus próprios erros.
4. Grey’s Anatomy (A Anatomia de Grey)
Um pouco de drama faz bem para vida e é isso que Grey’s Anatomy traz pra quem acompanha o seriado. A história se passa em um hospital de Seattle, onde vários médicos e residentes vivem diversas coisas diariamente. Desde cirurgias extremamente complicadas até relações de amizade ou vidas amorosas pra lá de confusas. Você também acompanha um pouco sobre a vida de algumas pacientes que ali passam e deixam sua marca. A série, que teve início em 2005, já conta com 19 temporadas sem previsão para acabar.
Se comparada com as outras, Grey’s Anatomy tem um asterisco. Como já é de imaginar, quem assiste para tenta aprender inglês vai se encontrar cercado por termos médicos e científicos. Mesmo para quem já entende um pouco mais da língua, acaba se confundindo às vezes com o que é dito, mas nada que fuja dos padrões. Você ainda consegue aprender inglês com o programa, pois ele traz muitas expressões familiares e novamente, gírias, que ensinam enquanto você se diverte.
5. Brooklyn Nine-Nine (Brooklyn 99)
Não se pode falar de aprender inglês nos dias atuais com séries e não falar de Brooklyn Nine-Nine. A comédia se passa na 99ª Delegacia de Polícia de Nova York e mostra o trabalho de algumas polícias, como Jake Peralta, Amy Santiago, Charles Boyle e muitos outros. O seriado tem um foco cômico na vida de quem trabalha ou passa por ali, mas em diversos momentos acabam falando sobre assunto relevantes na atualidade, como casos de racismo, por exemplo. É um programa que te cativa primeiro pelas piadas, mas que depois faz pensar muito com seus dilemas.
Apesar de se tratar de uma série policial, ela não é nada parecida com aquelas que trazem termos científicos ou mais detalhados de crimes. Nela, o máximo que você vai encontrar de dificuldade são os códigos usados pelos policias, mas nada que interfira para aprender inglês. Os personagens falam de maneira calma, com palavreado bem atualizado e sem exagerar muito. Você vai rindo e aprendendo.