Aprender a lidar com os sentimentos, além de ajudar no desenvolvimento emocional de todo ser humano, contribui para a capacidade de expressão de forma saudável. Foi dessa forma que na Escola de Ensino Fundamental (EEM) Almirante Lamego, de Laguna, professores passaram a trabalhar a temática dentro do componente curricular “Projeto de Vida” com criação de histórias em quadrinhos.
Leia mais: Inclusão: estudante com síndrome de down lança livro infantil sobre sua própria história de vida
“Desenvolver a capacidade de reflexão sobre sua identidade e personalidade, representar, de forma gráfica a na forma de narrativa, diálogo, suas emoções e sentimentos”, descreve os objetivos do projeto o professor Aldo Fernando Assunção, que divide a responsabilidade com a professora Bárbara da Silva Domingos.
No “Projeto de Vida”, os alunos realizaram relatos sobre superações pessoais a partir de contações de histórias, que renderam produções de HQs. “A maioria dos alunos das turmas das 1ªs séries do NEM, participaram de forma ativa e voluntária, sendo-lhes garantido a liberdade de expressão e capacidade de decidir”, relata o professor Aldo. Ao todo, 91 alunos de cinco turmas da primeira série do Novo Ensino Médio participaram das atividades.
História em quadrinhos – HQs
As histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQs, são contadas com desenhos e as falas dos personagens ficam dentro de balões, que mudam de formato de acordo com o significado da frase. Elas surgiram no fim do século 19 e se tornaram populares no início do século 20. Nos anos 30 se tornou uma febre nos Estados Unidos, pois era uma das principais formas de entretenimento de fácil acesso pela população.
É um gênero muito famoso entre os jovens e crianças. Temos o exemplo da HQ mais famosa no Brasil, a Turma da Mônica, destinada para crianças e adolescentes. As HQs também conquistam os adultos, principalmente as de super-heróis, como as da franquia da Marvel e DC.